incendio
Índice [esconder]
1 Início do fogo
2 Factor de risco de um incêndio
3 Prevenção
4 Extinção de incêndio
4.1 Métodos de Extinção
4.1.1 Arrefecimento ou Limitação do calor
4.1.2 Abafamento ou Asfixia
4.1.3 Carência ou limitação do combustível
5 Incêndios famosos
6 Ver também
Início do fogo[editar | editar código-fonte]
Os incêndios em edifícios podem começar através de falhas na instalação elétrica, na cozinha, com velas de cera, ou pontas de cigarro. O fogo pode propagar-se rapidamente para outras estruturas, especialmente se elas não estiverem de acordo com as normas de segurança; por isso, muitos municípios contam com os serviços do corpo de bombeiros, para extinguir possíveis incêndios rapidamente.
Formas de Propagação de Incêndios
Os incêndios propagam-se de quatro formas: por Irradiação, onde acontece transporte de energia de forma omnidireccional através do ar suportada por infravermelhos e ondas electromagnéticas; por Convecção, onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão; por Condução, onde a energia é transportada através de um corpo bom condutor de calor; por projecção de partículas inflamadas que pode ocorrer na presença de explosões e fagulhas transportadas pelo vento.
Os Incêndios Florestais, podem ser feitos de forma controlada ou acidental, mas ainda assim causam um impacto ecológico e econômico a uma grande área.
Factor de risco de um incêndio[editar | editar código-fonte]
Mangueira para incêndio.
Nem todos os fogos podem ser considerados incêndios, este é no entanto um tema que o senso-comum tem ao longo dos séculos banalizado de forma a que praticamente qualquer foco de fogo tem sido visto como