Psicologia Hospitalar x Psicologia da Saúde
A Psicologia da saúde é voltada para três âmbitos de atenção: primário, secundário e terciário, cujo objetivo da Psicologia da Saúde é compreender os fatores biológicos, comportamentais e sociais e sua influência na saúde e na doença, além de intervir com a população em sua vida cotidiana prevenindo riscos ou algum problema sanitário. Mesmo sendo uma área estável já internacionalmente, no Brasil ainda está em crescimento, conquistando seu espaço.
A Psicologia Hospitalar se envolve apenas com dois âmbitos de atenção: secundário e terciário, tendo em vista que o profissional da área tem sua atuação restrita a instituições de saúde. Essa área da psicologia é inexistente em outros países além do Brasil, talvez por esse motivo a dificuldade em encontrar material teórico e pesquisas na licenciatura cientifica internacional sobre a Psicologia Hospitalar.
O objetivo do psicólogo hospitalar é visar a melhora da assistência integral do paciente hospitalizado.
Para que o profissional esteja apto a trabalhar nas áreas acima é necessário uma aprendizagem teórica e técnica, além da preparação para lidar com os problemas de saúde da região determinada e ter condições de atuar em equipe.
O psicólogo também deve contemplar conhecimentos sobre: bases biológicas, sociais e psicológicas da saúde e da doença, avaliação assessoramento e intervenção em saúde, políticas e organização de saúde e colaboração e organização de saúde e colaboração interdisciplinar, temas profissionais, éticos e legais e conhecimento de metodologia e pesquisa em saúde.
Já o profissional que atua diretamente em hospitais é necessário um bom treinamento nas áreas clínica, pesquisa e programação. O psicólogo que atua na área clínica deverá ser capaz de realizar avaliações e intervenções psicológicas.
No Brasil há