Sistema operacional aix
http://www.geocities.ws/hlnpimenta/sistemas/aix/aix.html
O Aix é um sistema operacional derivado do unix, desenvolvido pela IBM, e é baseado em computadores de médio porte. Ele pode ser condirado assim, uma versão avançada do sistema operacioanl Unix.
A IBM iniciou o desenvolvimento do um sistema Aix por volta de 1983, quando o IBM RT PC foi anunciado. Este Reduced Instruction Set Computer (RISC) tinha incluso uma variante do S.O. UNIX chamado de PC/IX que era propenso a falhas de hardware e não era muito robusto. Embora seja baseado no AT&T's System V Realease 2 (SVR2), não era uma implementação completa e para piorar não seguia um certo padrão industrial.
Quando uma nova máquina, a RS/6000, foi anunciada em 1989 o AIX/6000 era o único S.O. para esta plataforma. Como o IX, todos os sistemas AIX foram baseados inicialmente no SVR2. Entretanto, com a evolução das novas versões, sofreu uma reengenharia para se aproximar ao máximo dos padrões industrias, das maiores evoluções do BSD (Berkeley Standard Distribution), baseando-se na arquitetura OSF.
AIX foi criado em resposta aos níveis crescentes de desempenho da estação de trabalho e funcionalidade, para fornecer aos usuários um sistema operacional que era tão sofisticado quanto aqueles usados em computadores mainframe. A generalidade e portabilidade do UNIX foram alcançados a um custo de utilização óptima do hardware subjacente. Ao invés de reescrever o kernel, a equipe AIX provded um conjunto de serviços de software para o kernel e modificou o kernel e outras funções para explorar as facilidades oferecidas por essa camada. O Gerente de Recursos Virtual (VRM) controlava o hardware real e forneceu uma estável, interface de máquina de alto nível para os recursos de hardware e dispositivos avançados. AIX dispõem de instalações para superar várias deficiências importantes na versão mais atual do UNIX: falta de suporte de memória virtual que exploraram os