Relação entre direito e sociedade
RESUMO
Este trabalho apresentará o importante papel do direito com suas normas com o objetivo de manter o controle da humanidade em sociedade, mas também mostrar o conjunto aspectos sociais que cumprem seu papel na normativa social.
Palavras-chave
Sociedade e Direito; Fato social; Norma jurídica; Norma social; Estado de direito.
INTRODUÇÃO
Desde a época da pré-história o homem precisou viver em grupo com o objetivo de sobreviver as condições que o ambiente impunha. Esses povos não haviam escrita para conviverem em um grupo sem que houvesse o caos deveriam criar normas, essas normas que eram transmitidas oralmente era principal fonte de direito dessa comunidade.
Sociedade, definida como um grupo de indivíduos que discutem um interesse comum entre eles planejando amenizar conflitos sociais. A sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente, sendo o principal objeto de estudo o homem considerando as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos
O Direito faz parte do processo de adaptação do homem, devendo esse se adequar a obedecer as normas porém o homem também influencia na criação do Direito por vez que o homem esteja focado e adaptado para o qual foi produzido, obedecendo valores que a sociedade elege como fundamentais. A criação do Direito em uma sociedade deve estar baseada nas regras do Direito natural pois seus princípios de respeito a vida, liberdade, entre vários outros fatores, devem sempre estar contidos em qualquer lei.
(Fulvio Rosa, 2011) O homem é um ser social. O ser humano é defectível, e, por isso, já nasce em sociedade. Já a criança quando nasce, forma uma sociedade em relação a mãe. Aliás, para nascer o ser humano precisa da sociedade formada pelos homens.
A sociedade é transformada pelo direito, por outro lado, na verdade, direito e sociedade estão