Relaxamento
Professora Gina Bueno
Alunas: Ludmila Soares, Mara Freitas e Soyla Oleska
Resumo
Técnicas de Relaxamento
Técnicas de relaxamento: Constituídas por um conjunto de procedimentos de intervenções úteis no âmbito da psicologia aplicada em geral. Ocupam um papel importante na medicina comportamental e na psicologia da saúde.
É um processo psicofisiológico de caráter sinergético entre o fisiológico e o psicológico de forma integradas sendo essas partes necessárias dentro do processo podendo ser abordado a partir dos processos:
Relaxamento e emoção : a experiência emocional evoca respostas corporais , a teoria arousal- cognição, a influencia dos SNAS e SNAP sendo alterados fisiologicamente, com padrões distintos de ativação desses mecanismos e com características diferentes de manifestação.
Relaxamento e stress: a investigação do stress se faz necessária para entender a resposta biológica defronte a uma situação ameaçadora com seus componentes: sistema neurofisiológicos, neuroendócrino e neuro imunológico, subjetivos e comportamentais . Analisar os possíveis riscos a saúde pelas respostas excessivas biológicas.
Relaxamento e aprendizagem: são as técnicas de aprendizagem biológicas como apoio para que se faça entender as técnicas de relaxamento sendo necessárias para a compreensão dos processos respiratórios e no biofeedback.
Procedimento: Sua aplicação deve preencher os seguintes aspectos e o terapeuta deve estar atento quanto seu procedimento, entre eles: * Avaliação: necessária uma avaliação do problema de forma concisa para que se possa aplicar qualquer uma das técnicas já apresentadas. * Relação cliente-terapeuta: com a efetivação de uma boa relação entre as partes do processo terapêutico, se faz necessário que o terapeuta fornece os esclarecimentos necessários para que o cliente tenha um bom aprendizado e compreenda a importância de um tratamento seja eficaz para que possa ter