Relatório Viscosidade
Instituto de Química
Departamento de Físico-Química (GFQ)
VISCOSIDADE E DENSIDADE
Físico Química V Experimental
Aluno: Claudio Gabriel Pinheiro Geraldino
Professor: Renato
Dezembro/2012
Introdução
O conceito de viscosidade está diretamente associado às forças de coesão entre moléculas relativamente juntas (nem tão próximas como nos sólidos, nem tão afastadas quanto nos gases). Quanto mais elevadas forem essas forças de coesão, maior o trabalho realizado para o deslocamento das particulas constituintes do liquido.
Por outro lado, com o aumento da temperatura, maior se torna a energia cinética média das moléculas e, em conseqüência, menor se torna o intervalo de tempo médio durante o qual as moléculas passam umas nas proximidades das outras. Desse modo, as forças intermoleculares se tornam menos efetivas e a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
Viscosímetros são os instrumentos utilizados para medir a viscosidades das soluções. Eles levam em conta a densidade (o efeito da densidade na viscosidade é de uma relação diretamente proporcional: o líquido mais dens é, por consequência, mais denso) das mesmas e o tempo de escoamento em uma temperatura determinada. Cada aparelho possui sua constante característica e estas três variáveis estão relacionadas com a viscosidade segundo a fórmula η=K⋅ρ⋅tescoamento.
Com esse tipo de experimento, é possível determinar alguns parâmetros das soluções e ainda, avaliar o desvio da idealidade em função da viscosidade dinâmica da amostra em questão.
Objetivo
Determinar a densidade da água, de soluções de concentrações conhecidas de etanol e de etanol puro através de um densímetro digital;
Determinar a viscosidade das mesmas soluções através de um viscosímetro capilar de Ostwald segundo Cannon-Fenske;
Avaliar a precisão do método;
Procedimento Experimental
1 – Ligar o banho termostático e ajustar para a temperatura de 20º C.
2 – Separar