Percepção Social
Como chegamos a entender as pessoas
Todos nós sentimos fascínio básico de querer explicar o comportamento de outras pessoas, a percepção social é o estudo da maneira como formamos as impressões sobre outras pessoas e fazemos inferências sobre elas.
As características físicas, tais como a atratividade e a forma do rosto das pessoas influenciam as maneiras como os outros a julgam, a comunicação não verbal refere-se a um grande corpo de pesquisas sobre as maneiras como as pessoas se comunicam, intencionalmente ou não, sem o emprego de palavras. Na comunicação, as pistas não verbais servem a muitas funções. Os principais usos do comportamento verbal são: expressar a emoção, transmitir atitudes, comunicar traços de personalidade e facilitar a comunicação verbal, algumas pistas não verbais repetem ou complementam a mensagem falada.
Mesmo que as palavras que você diz sejam ricas em informações, a maneira como as diz dá ao ouvinte uma ideia ainda melhor do que você quer dizer, trocando o timbre da voz, a rapidez com que fala, a voz gritada ou suave, a ênfase em algumas palavras e não a outras, pode mudar essa impressão.
Comunicação não verbal é o canal das expressões faciais. A primazia neste particular é divida a comunicabilidade refinada da face humana. Emoções primárias são transmitidas pelo rosto são universais, todos os seres humanos, em toda parte, codificam ou expressam essas emoções da mesma maneira e todos nós podemos decodifica-las, ou interpretá-las, como igual precisão. Mas a mais notável realização do ser humano como espécie é o desenvolvimento da linguagem verbal.
Para Darwin, são “especificas à espécie “, expressões faciais são vestígios de reações fisiológicas outrora úteis. A capacidade de comunicar tais estados emocionais. Tinha valor de sobrevivência para a espécie que então evoluía.
Existem seis grandes manifestações emocionais: raiva, felicidade, surpresa, medo, nojo e tristeza, onde a capacidade de interpretar pelo menos