Relatório Solubilidade
A) Tabela de miscibilidade de líquidos:
SOLUÇÃO
MISCÍVEL
PARCIALMENTE MISCÍVEL
IMISCÍVEL
LÍQUIDO MAIS DENSO
1
X
2
X Água
3
X Água
4
X
5 X
6 X
A interação entre as moléculas do soluto e solvente é de extrema importância para a determinação da solubilidade, sendo que quanto mais forte a interação, maior será a solubilidade. A partir da tabela de resultados, percebe-se a influência da polaridade das substâncias quando se faz uma solução. As moléculas de álcool de cadeia curta como etanol, são miscíveis em água (como na solução 1), já que as forças de interação solvente-soluto são mais intensas em relação às interações soluto-soluto e solvente-solvente. Com o aumento da cadeia carbônica, a solubilidade vai diminuindo (explicando assim porque o 1-butanol é praticamente imiscível na água). Como a água é uma substância polar e o querosene apolar, após serem agitados, a água se concentra na parte de baixo do recipiente por ser mais densa e o querosene menos denso fica na parte de cima, portanto, são imiscíveis.
Como o etanol e o 1-butanol (4) ambos possuem uma parte apolar e uma parte polar a solubilidade total ocorre devido à atração que ocorre entre elas pelas partes polares e as partes apolares.
Experimentalmente, verificou-se que a mistura 5 ficou miscível, mas se forem verificadas as propriedades, uma substância é polar e a outra apolar, dificultando assim a miscibilidade.
A mistura 6 é solúvel devido a apolaridade do 1-butanol, mesmo possuindo uma pequena parte polar. Dessa forma, misturando-se as substâncias apolares, ambas se misturam.
B) Extração
No primeiro momento, a mistura entre o iodo e a querosene era não era miscível, sendo a querosene um líquido amarelado e o iodo praticamente incolor. Após agitar o tubo de ensaio, percebeu-se a coloração rosa do iodo. Isso ocorreu pois o