Relatório separação de misturas heterogêneas
A separação heterogênea tem como objetivo separar misturas por métodos específicos. Tais como: Método de filtração simples, Filtração a pressão reduzida, filtração a pressão reduzida com a bomba de vácuo, centrifugação e decantação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. MATERIAIS E REAGENTES
3. PROCEDIMENTO
4. RESULTADOS
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A filtração é um processo utilizado para separar os componentes de uma mistura heterogênea contendo uma fase sólida e uma fase líquida. Para isso, a mistura atravessa um material poroso que retém as partículas do sólido. Este material pode ser papel de filtro, porcelana porosa, vidro especial ou fibra de vidro. Nos laboratórios o mais usado é o papel de filtro. A passagem da mistura através do papel de filtro pode ser efetuada por ação da gravidade (filtração simples), a pressão reduzida, ou com o auxílio de uma bomba de vácuo.
Filtração Simples: Processo que destina-se à separação de misturas heterogêneas formadas por um sólido e um líquido ou por um gás e um sólido.
Filtração a pressão reduzida: A filtração a pressão reduzida é também designada por filtração a vácuo ou por filtração por sucção. Este processo permite uma filtração rápida e é normalmente utilizado quando existe uma quantidade elevada de partículas sólidas na mistura. É utilizada uma trompa d’água ligada a uma torneira de água corrente.
Filtração a pressão reduzida com a bomba de vácuo: A bomba de vácuo suga a mistura, obrigando o componente líquido a passar através do filtro. As partículas sólidas ficam retidas no papel de filtro. A corrente de ar provocada através da sucção permite também secar o sólido retido no filtro. É mas rápida e permite separar quantidades apreciáveis da mistura.