misturas homogêneas, heterogêneas e como separá-las
Nome: Jade Leme
Turma: 123
Unidade Curricular: Química
Professor: Gabriel
Curso: Eletrotécnica – 1ª fase
homogêneas, heterogêneas e como separá-las
Introdução As misturas são a junção de duas substâncias puras. As substâncias puras são como, por exemplo, a água. Mas a água que bebemos nem sempre é uma substância pura. Isso pode acontecer por conta dos processos que a molécula de água (H2O) passa nas usinas hidroelétricas, para se tornar potável. É chamada de água mineral por conta dos processos que envolvem rochas e minérios, e assim chega a nós. Portanto, antes de ser transformada em água potável, a água é um exemplo de substância pura – após isso, uma mistura. Estas misturas podem ser divididas em dois grupos: heterogêneas e homogêneas. Suas definições, características e exemplos serão expostos neste relatório.
Identificando uma mistura A identificação de uma mistura heterogênea é simples e rápida – com apenas um olhar é possível saber. Se a mistura tem duas fases, ou seja, se você observa mais de um elemento, é heterogênea. Se a mistura for monofásica, ou seja, apresentar apenas um elemento a olho nu, é homogênea.
Mistura heterogênea As misturas heterogêneas são aquelas que apresentam mais de uma fase. É comum acontecer em substâncias em estados físicos diferentes, como por exemplo, areia e água. Nós conseguimos diferenciar claramente a água da areia, não é? Mas nem sempre os estados físicos estão em desigualdade. A água e o óleo são exemplos de duas substâncias líquidas que não se misturam, formando duas fases em uma única mistura. Sendo assim é fácil identificar a mistura heterogênea.
Mistura homogênea As misturas homogêneas são o posto das heterogêneas. Têm apenas uma fase, têm aspecto uniforme e, em alguns casos, são difíceis de se distinguir. Exemplos de misturas homogêneas são a água e o sal, o álcool e a água, entre outros.
Desenvolvimento A partir da teoria