Processo de Separação de Misturas
Processo de Separação de Misturas
Escola Djalma Pessoa SESI Piatã
Série: 1° Ano
Turma: J
Data: 20/04/2014
Introdução
A mistura trata-se de um processo em que se diferenciam dois elementos que estão unidos em um mesmo espaço. O processo de mistura se diferencia em dois processos: Heterogênea e Homogênea. Os dois processos se diferenciam basicamente pelo tipo de elemento que será utilizado, pois o corpo que será misturado ditará qual processo está sendo tratado.
Misturas homogêneas são aquelas misturas de corpos diferentes com propriedades semelhantes onde há o surgimento de uma terceira substância a partir da reação das outras. Já as misturas heterogêneas são corpos diferentes com propriedades bem diferentes onde não há reação, ou seja, mesmo depois de misturadas continuam separadas. O processo de separação de misturas é muito utilizado nas áreas de química e física, por engenheiros, petroleiros, químicos, entre outros profissionais que utilizam corpos muito comuns no nosso dia a dia como: Agua, álcool, Petróleo, Óleo, Areia e etc.
Misturas Heterogêneas
Peneiração
É um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólidos pequenos passem. Utilizado quando uma mistura de sólidos granulado, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. EX: mistura areia fina e pedregulhos.
Levigação
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para