PROCESSO DE SEPARACAO DE MISTURAS
Catação
O arroz ou o feijão que compramos podem vir misturados com impurezas, como pequenas pedras, gravetos, etc. Para separar os cereais das impurezas ou separação da mistura de diamantes com cascalho, usa-se o processo denominado de catação, que consiste em separar os sólidos utilizando pinças ou as mãos.
Limpeza do feijão das impurezas pela ação das mãos Ventilação
Uma corrente de ar pode separar duas substâncias sólidas de densidades diferentes. Por exemplo, separação da casca de arroz, feita através de ventilação nas máquinas de beneficiamento. Outro exemplo é a separação das cascas do amendoim já descascado utilizando o sopro. Como a película é menos densa que o grão, este fica em nossas mãos, enquanto que as películas flutuam e caem.
Grãos de arroz que serão separados da casca por ventilação
Levigação
Processo de separação de duas substâncias sólidas, em que se fundamenta no princípio de que a água pode arrastar corpos menos densos que ela, deixando os mais densos. Este processo é utilizado nos garimpos, onde o ouro misturado com areia é colocado numa rampa de madeira, através de corrente de água, a areia, que é menos densa que a água, é arrastada, ficando apenas o ouro na parte superior da rampa.
Levigação sendo aplicada na separação do ouro da areia nos garimpos
Tamisação ou peneiração
Consiste na separação dos sólidos de diferentes diâmetros utilizando uma peneira. Um exemplo é a separação da areia fina de pedras e pedregulhos pelo pedreiro. Da mesma forma, no garimpo, os garimpeiros em busca de pedras preciosas separam a areia do cascalho pelo mesmo processo.
A largura das malhas das peneiras regula o tamanho das partículas que deverão ser separadas. Assim, quanto menores as partículas que queremos separar, menor será a largura da malha. Nos laboratórios, as peneiras são denominadas de tamises, e apresentam malhas muito finas, feitas de seda ou lã, utilizadas para separação de até