Processo de separação de misturas
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS:
Uma mistura é heterogênea quando é possível distinguir visualmente os elementos que a compõem, ou seja, apresenta duas ou mais fases. Esta mistura é caracterizada por componentes que estão misturados, porém não dissolvidos. Exemplos: água + óleo + areia (3 fases) ou água + areia (2 fases).
Peneiração:
Na peneiração são separados grãos menores de maiores com o auxílio de uma peneira. Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha.
Ex: Areia fina da areia grossa.
Ventilação:
Ventilação é um processo que separa as substâncias sólidas heterogêneas através de vento. O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Também conhecido como tamisação, este método é também usado na separação de sistemas sólido-sólido,onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.
Filtração:
A mistura passa através de um filtro, onde o sólido fica retido. Esse processo é muito utilizado nas indústrias, principalmente para evitar o lançamento de partículas sólidas na atmosfera. A filtração é também usada nos aspiradores de pó, onde o sólido é retido (poeira) à medida que o ar é aspirado.
Decantação:
A decantação é um processo de separação utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Exemplo: temos uma mistura A e ao esperar um tempo vimos que a parte mais densa se sedimentou, ou seja, se depositou no fundo do recipiente, separando-se da fase líquida, que pode, então, ser transferida.
Centrifugação:
A centrifugação é uma maneira de acelerar o processo de decantação, utilizando um aparelho denominado centrifuga ou centrifugador. Na centrífuga, devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia (1ª Lei de Newton),