relação de massa e volume para determinar a densidade de uma substância e os testes de solubilidade de algumas substâncias, com o objetivo de classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas
Arthur Fonseca Vasco
Pedro Artigas Daiha
Juliana Marques
São Paulo, 05 de maio de 2014
- Introdução teórica: O trabalho presente visa relatar os testes da relação de massa e volume para determinar a densidade de uma substância e os testes de solubilidade de algumas substâncias, com o objetivo de classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas. A solubilidade é a relação da quantidade que uma substância pode se dissolver em outra, a dada temperatura. A tal relação é expressa em “X” gramas (ou ml) de soluto em 100 ml (ou g) de solvente. O soluto é a substância que é dissolvida no solvente. Quando o soluto é dissolvido no solvente, temos a chamada Solução, que nada mais é do que a mistura das duas (ou mais) substâncias. Agora, sobre os materiais, estes podem estar nos três estados da matéria e conseguem se dissolver entre si, ou seja, o sólido pode se dissolver com o líquido e vice-versa. Mas percebe-se que, geralmente, temos a água como solvente e outro material, em qualquer estado da matéria, como soluto, isso se dá pela capacidade desta substância dissolver outras em diversas temperaturas. Existem várias qualificações para o resultado de uma solução. Soluções em que se dissolve a quantidade máxima de soluto são denominadas saturadas.
Exe.: só se pode dissolver 36g de cloreto de sódio em 100 ml de água, se a mistura ocorrer com essa exata proporção de soluto/solvente quer dizer que ela é saturada. Mas, e se a solução contiver menos soluto do que o necessário para se qualificar como saturada? Então, a solução é denominada insaturada. Outra qualificação é se colocarmos mais soluto do que a sua quantidade máxima (que seria a saturada) no mesmo volume de solvente, quando é realizada essa mistura “ultrasaturada” obtemos o precipitado, ou corpo de fundo, que é o excedente de soluto.
Ex.: Se adicionar 46g de cloreto de sódio em 100 ml de água obtêm-se 10g de precipitado do