Cromatografia
Campus de Toledo
Centro de Engenharias e Ciências Exatas – CECE
Curso de Química – Licenciatura – 2º ano
Disciplina: Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química
Atividade: Experimentação no Ensino de Ciências/Química
Experimento: Separando componentes de tinta de caneta (atividade para o 1º ano do Ensino Médio)
Acadêmicos: Anna Caroline Rodmann, Diego Batista Messias e Janice Caroline Hardt
Professor (a): Silvia Costa Beber
Toledo, 19 de setembro de 2013
Introdução:
Na sala de aula o professor iniciará a sua aula mostrando uma caneta de tinta preta. Em seguida deverá fazer a seguinte pergunta:
1 - É possível separar os componentes de tinta de caneta? Depois de ouvir as respostas dos alunos, o professor explicará que algumas substâncias são extraídas de plantas através do mesmo processo que é usado para separar a tinta da caneta preta e que os Químicos desenvolveram muitos métodos de separação de materiais para isolar algumas substâncias utilizadas na fabricação de medicamentos.
Logo após o professor após o professor passará aos alunos os seguintes conteúdos: Misturas: mistura homogênea ou solução e mistura heterogênea;
Métodos de separação de materiais: Dissolução fracionada, filtração, catação, tamisação ou peneiração, separação magnética, ventilação, levigação, sublimação, liquefação, destilação fracionada e cromatografia. Vale aqui destacar que esses conteúdos serão utilizados para que o aluno venha ter um conhecimento prévio do assunto, uma vez que o professor irá avaliar os alunos ao final do experimento.
Primeiramente o professor perguntará aos alunos o que eles entendem por mistura ? E logo após explicará o que são misturas.
Entende-se por mistura uma associação de duas ou mais substâncias diferentes, sem proporções fixas e definidas.
Para classificar as misturas, utiliza-se o método da observação visual, a olho nu ou com o auxílio de