recrutamento e liderança
Iniciamos a entrevista inquerindo como se dá o processo de recrutamento de seleção.
O Sr.Lúcio informou que quando há necessidade de contratação, a vaga é divulgada entre os funcionários que indicam algum amigo, parente e ou vizinho .
Assim, o processo se resume apenas na análise da carteira profissional, já que possui boas referências do candidato, através do funcionário que o indicou.
Além da divulgação entre os funcionários, são colocados avisos na portaria da empresa, e anunciam no portal da prefeitura da cidade de São Paulo, o CAT (CENTRAL DE APOIO AO TRABALHADOR).
Questionado sobre as dificuldades no processo de recrutamento, o Sr. Lúcio informou que sua maior dificuldade é encontrar um profissional soldador. A solução encontrada foi selecionar um funcionário com bom desempenho e encaminhá-lo ao SENAI, para a qualificação necessária.
Todos os funcionários iniciam na empesa como ajudante geral e vão sendo promovidos de acordo com o seu desempenho.
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO
A integração é feita pelo profissional selecionado, para fazer o acompanhamento e treinamento do novato na empresa.
TREINAMENTO
A empresa se divide em dois seguimentos, a produção de carter, executado sem a necessidade de um acompanhamento muito rígido, e a produção de engates que tem controle de qualidade do INMETRO.
Assim os funcionários admitidos para a produção de carter, são treinados pelo supervisor da seção.
Já os funcionários admitidos para a produção dos engates, requer 20 horas de treinamento com Engenheiro Técnico responsável.
Além dos processos acima, os funcionários selecionados para a função de soldador são encaminhados para treinamento no SENAI, conforme citamos anteriormente.
PROGRAMA DE REMUNERAÇÃO E CARREIRA
Ao ser questionado se a empresa possui um departamento e ou alguma pessoa responsável em administrar cargos e salários, o Sr. Lúcio informou que sim, que possui um profissional gabaritado para esta função.
Relatou