UAM unidade 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
A teoria psicanalítica freudiana assinala a existência de um conflito constante entre o id e o superego, mediado pelo ego. Esse conflito promove um estado de ansiedade que, dependendo da sua intensidade, poderá comprometer o equilíbrio emocional do indivíduo, com maior ou menor gravidade. Para minimizar esses efeitos, o ego dispõe de mecanismos de defesa, que são recursos que visam diminuir os efeitos da ansiedade. Esses mecanismos apresentam algumas peculiaridades:
I- Distorcem ou negam a realidade;
II- Agem conscientemente, sob o comando do intelecto;
III- Quando ineficazes, podem produzir sintomas físicos ou agravar o sofrimento psicológico do indivíduo.
Levando em conta estas afirmações é verdadeiro:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Somente a afirmação I e III são verdadeiras
Resposta Correta: c.
Somente a afirmação I e III são verdadeiras
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Freud propôs níveis de funcionamento da personalidade. Entre estas estruturas, uma atua ao nível inconsciente e representa a censura interna que direciona o comportamento humano. É adquirido através do processo de socialização, sendo produto da identificação da criança com as atitudes dos pais. Esse processo de aprendizagem favorece a repetição automática e inconsciente de certos comportamentos; possibilita também o ajuste pessoal à sociedade, através da aquisição das normas disciplinares e da introjeção dos valores sociais. Esta estrutura é conhecida como:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
Superego
Resposta Correta: d.
Superego
Pergunta 3
0 em 0,2 pontos
Incorreta
Jair tem 57 anos e atua na direção financeira de uma empresa multinacional. Há dois meses recebeu a notícia de que estava com um grave problema de saúde, sendo-lhe recomendado afastamento das atividades profissionais durante o tratamento. Negou-se ao afastamento e tem se mostrado sempre feliz, contente, evitando períodos de repouso e afirmando que nunca se