Relatório separação base
PREPARO E SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS – PARTE 1
ALUNOS: VICTOR VELOSO DE OLIVA
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PETRÓLEO E GÁS
1º SEMESTRE
PROFESSOR (A): IRAN TALIS / LEILA AGUILERA
DATA DO EXPERIMENTO: 19/03/2012
ALUNOS:
VICTOR VELOSO DE OLIVA
OBJETIVOS
Preparar misturas homogêneas e heterogêneas, identificar as principais vidrarias de um laboratório, separar misturas heterogêneas e aprender os fundamentos das principais técnicas de laboratório.
Misturas heterogêneas
Uma mistura é dita heterogênea quando é possível ver os elementos compostos, ou seja, apresenta duas ou mais fases. Esta mistura é caracterizada por componentes que estão misturados, porém não dissolvidos. Exemplos: água + óleo + areia (3 fases) ou água + areia (2 fases).
Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura heterogênea podem ser detectadas no microscópio ou separadas em uma centrífuga. Como exemplos têm-se o sangue e o leite.
Mistura homogênea
Mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas como no início pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra.Outro exemplo é a mistura de água e gelo, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior.
INTRODUÇÃO
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes