Relatório salto para a piscina
Questão Problema
Projetar um escorrega, para um aquaparque, de modo que os utentes possam cair em segurança numa determinada zona da piscina. A rampa termina num troço horizontal a uma altura apreciável da superfície da água.
Objetivo
Pretende-se com esta atividade interpretar o movimento de um projétil lançado horizontalmente como a sobreposição de dois movimentos e relacionar a velocidade de lançamento horizontal de um projétil com o alcance.
Introdução
Quando um corpo é lançado com projeção, isto é, pretendendo-se que o ponto de queda seja diferente do local de lançamento, então diz-se que o corpo é um projétil. Quando se estudam movimentos de projéteis para pequenas distâncias e com variações de altura inferiores a um quilómetro, podemos considerar que o corpo é atuado apenas por uma força gravitacional constante em módulo, direção e sentido, desprezando a resistência do ar e a curvatura da Terra.
Quando um corpo é lançado, de uma certa altura, horizontalmente, o movimento desse corpo é composto por dois tipos de movimentos independentes: * Um movimento retilíneo uniformemente acelerado, no eixo vertical onde atua no corpo apenas a força gravítica, que é constante, e com aceleração também constante e igual à aceleração gravítica. A velocidade aumenta de uma forma constante ao longo do tempo. * Um movimento retilíneo e uniforme no plano horizontal, dado que não há forças a atuarem segundo este plano, sendo a velocidade constante e igual à velocidade inicial de lançamento.
O corpo possui então um movimento composto, podendo estabelecer-se para cada eixo as equações apropriadas para o movimento descrito nesse eixo. As equações que descrevem o movimento são:
* Segundo o eixo horizontal, a equação das posições é, para qualquer instante: x=x0+v0t E a equação da velocidade é: