Relat Rio Modelo
Escola Secundária de Vouzela
A.L.1.3 – Salto para a piscina
Rodrigo Simões Cortinhal, nº18 - 11ºA
Vouzela, data
Relatório da Atividade Laboratorial no âmbito da disciplina de Física e Química A
Resumo
Os objetivos desta atividade experimental foram verificar se o lançamento horizontal é a composição de dois movimentos, tal como relacionar o alcance horizontal com a velocidade de lançamento.
Montou-se parte do equipamento (calha circular; esfera e folha branca/alvo) de modo a proceder as devidas medições, altura da calha circular de lançamento, marcação e medição de quatro alturas diferentes na mesma, altura do local onde se apoia a calha, até ao local onde se procede a queda (alvo), e medição do diâmetro da esfera que é encarada como corpo lançado.
Procede-se à restante montagem do material necessário (célula fotovoltaica; marcador digital de tempo e papel químico sobreposto no alvo).
Larga-se a esfera da altura mais alta 5 vezes, e procede-se de forma idêntica nas restantes alturas. Esta ao passar no sensor, é registado o tempo no digitímetro. Após a queda da esfera sobre o papel químico/alvo, procede-se a medição das distâncias de queda, 5 vezes para cada altura. Sumário
1. Introdução 4
2. Procedimento 5
2.1 – Material 5
2.2 Ilustração Experimental 6
3. Resultados 7
3.1 – Registo de Valores 7
3.2 – Cálculos 8
4. Conclusões 9
5. Bibliografia 10
1. Introdução
Nesta atividade prática foi proposto o estudo do salto para a piscina não tendo o mesmo não sido concretizado na realidade, mas sim demonstrado através da utilização de objetos, simulando assim o salto como se trata-se da realidade.
Os objetivos são verificar que o lançamento horizontal é a composto por dois movimentos e relacionar o alcance horizontal com a velocidade de lançamento.
Após os equipamentos estarem montados devidamente, coloca-se a esfera numa das 4 alturas marcadas na calha, de seguida procedem-se aos