Caracterize Brevemente As Concep Es De Realidade De Her Clito
442 palavras
2 páginas
1. Caracterize brevemente as concepções de realidade de Heráclito, Parmênides e Demócrito, apontando as divergências e convergências existentes entre elas.R; Heráclito de Éfeso, concebia a realidade do mundo como algo dinâmico, em permanente transformação. Para ele a vida era um fluxo constante, impulsionada pelas lutas de forças contrárias: ordem e a desordem, o bem e o mal. Parmênides de Eléia, se opunha a Heráclito, mas, defendia a existência de duas vias à compreensão da realidade. 1- Via filosófica, da razão, da essência. " O ser é eterno, único, imóvel e ilimitado". 2- Via crendice, da opinião pessoal da aparência enganosa. Parmênides rompe quando critica Heráclito, dizendo que sua concepção de aparências ilusórias precisa ser evitada para não se chegar a conclusão de que: " O se e o não ser são e não são a mesma coisa" , já para Demócrito de Abdera, sua principal contribuição trazida à história do pensamento é a concepção mecanicista. Segundo a qual, tudo o que existe no universo nasce do acaso no sentido de causa ou da necessidade. Isto é, nada nasce do nada, nada retorna ao nada. Tudo tem uma causa.
2. Como Sócrates se opunha aos sofistas em relação ao conhecimento de verdade? Você concorda com o Sócrates, com os sofistas ou discorda de ambos? justifique.
R;. Sócrates dizia que o sofistas não eram filósofos, pois não tinham amor a sabedoria e nem respeito pela verdade, eles apenas defendiam qualquer idéia que fosse vantajosa. Os sofistas corrompiam o espírito dos jovens, pois faziam eles acreditarem que a mentira e o erro valiam tanto quanto a verdade. Concordo com Sócrates, pois é preciso se conhecer e não tentar persuadir alguém com um a mentira, tentando o convencer até o fim. Você não precisaria persuadir alguém se a verdade que você obtivesse através do dialogo estivesse presente em toda a situação.
3. Diferencie as posturas de Platão e de Aristóteles com relação á validade e á importância dos conhecimento sensíveis e inteligíveis.
R;. Platão