All.1.3
Relatório da Actividade Laboratorial
Salto para a Piscina Número
23-02-2010 1.2
Objectivo Determinar a relação entre a altura de lançamento, a velocidade inicial do corpo e o alcance que esse corpo adquire.
Introdução
O salto para a a piscina é um movimento segundo uma trajectória, num referencial Oxy e que é representado pelo ramo de uma parábola. Antes do salto propriamente dito, há uma fase em que o atleta (corpo) corre al longo da prancha de modo que à a saída da prancha, Posição inicial (Xo), a velocidade (Vo≠0). Após a saída o atleta descreve uma parábola atingindo um determinando alcance (X) e em que nesse momento a altura é nula (h=0). O movimento associado ao salto de um atleta para uma piscina é composto por dois tipos de movimento, um segundo o eixo xx - movimento rectilíneo e uniforme; e outro segundo o eixo yy movimento rectilíneo uniformemente acelerado. No movimento segundo xx, em que o vector velocidade é constante ao longo de toda a trajectória, mantendo sempre a mesma direcção, horizontal, sentido e intensidade, de modo que V=Vo, que é constante, deste modo a=0m/s². No caso do movimento segundo o eixo yy, o vector velocidade tem direcção vertical, sentido de cima para baixo, e a aceleração é diferente de zero, a=g, g=9,8m/s². Deste modo a velocidade aumenta em módulo segundo o eixo yy. Este fenómeno é descrito por qualquer corpo em lançamento horizontal de projécteis, nas proximidades da superfície terrestre. Desta forma o movimento horizontal de projécteis é descrito pelas Leis do Movimento entre os eixos xx e yy. Y=Yo+Vo.t+(1/2) a.t² ^ X=Xo+Vo.t+(1/2) a.t² Y=(1/2) g.t² ^ X=Vo.t, em que "t" é o tempo de voo do projéctil. Da conjugação destas duas equações tirase que X=√(2Y/g).Vo - em que √(2Y/g) é o tempo de voo do projéctil.
Material e Reagentes Material Calha Digitimetro Célula Fotoeléctrica Craveira Fios de Ligação Suporte Universal Esfera Fita Métrica Folha de Papel Química Fio de