Juazeiro passado, presente e futuro
A Capital do São Francisco
[pic]
A Ponte Presidente Dutra foi inaugurada no ano de 1950, foi construída para ligar as cidades de Juazeiro-BA/Petrolina-PE, sendo hoje o maior eixo rodoviário do interior da região nordeste. Atualmente está passando por um processo de ampliação.
*****
No ano de 1596, o território era percorrido pelo bandeirante Belchior Dias Moréa, encontrando sob as frondosas árvores do Juazeiro, os mascates e tropeiros que descansavam e ouviam as histórias dos índios Tamoqueus, Guaisquais, Galache e outras tribos da nação Cariri, primeiros habitantes dessas paragens.
[pic]
Foto de "Euvaldo Macedo" – Juazeiro vista do alto
*****
A pequena aglomeração iniciada como “Passagem do Juazeiro”, povoava-se de casas de taipa e taperas, tendo suas terras incluídas nos domínios da Casa da Torre dos Garcias D’Ávilas, propiciando as condições de nascimento do primeiro povoado que nos deu origem, ainda no século XX.
[pic]
Foto de "Euvaldo Macedo"Crianças brincando com a cheia do Rio São Francisco
*****
Empenhados na catequese, chegaram em 1706 os Franciscanos, aldeando os índios Tamoquins, instalando assim a Missão Franciscana.
[pic]
Fotos de "Euvaldo Macedo" – Cais – hoje, Orla
*****
Nessa consolidação, foi edificada uma capela e o convento onde hoje se situa a Rua 15 de Novembro, no centro da cidade.
[pic]
Foto de "Euvaldo Macedo" – Corrida de Argolinha na zona rural.
*****
Um índio vaqueiro à procura de tresmalhada, encontra nas grotas do rio (imediações da vila Amália) uma imagem de Nossa Senhora, talhada em madeira e a conduz à presença dos Capuchinhos Franciscanos.
Colocada em nicho na primeira igreja construída em 1710, local da atual Catedral de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro (BA), o fato foi logo aceito como um milagre e motivo para as crentes romarias.
[pic]
MANIFESTAÇÃO DE FÉ DO POVO JUAZEIRENSE FESTA DA PADROEIRA – DIA 8 DE SETEMBRO
[pic]
Foto de "Euvaldo