O conhecimento como característica da humanidade
Curso: Serviço Social I Semestre Turma: 357.1
Disciplina: Fundamentos Sociológicos
Profº. Cícero Reginaldo
TRABALHO DE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS
Alunos:
Juazeiro do Norte – CE
2011
Faculdade Leão Sampaio
Curso: Serviço Social Turma: 357.1
Alunos:
Trabalho apresentado a disciplina de Fundamentos Sociológicos sob a orientação do Profº. Cícero Reginaldo como requisito acadêmico para obtenção parcial de nota.
Juazeiro do Norte - CE
2011
O Conhecimento como Característica da Humanidade
Podemos observar na natureza que as mais diversas espécies de animais se organizam em comunidade, os mesmos vivem de forma basicamente ordenada, dependendo da sua função e ambiente em que vive.
Darwin na sua teoria da Evolução das Espécies nos diz que o objetivo da preservação da espécie e aperfeiçoamento está na sua forma de vida, convivência e sociabilidade, ou seja, cada animal desenvolve um estilo próprio do qual lhe permita reproduzir e sobreviver, tudo será de acordo com suas necessidades, os seus instintos.
O homem, como qualquer outro espécie animal, desenvolveu também ações instintivas, que dispensam qualquer tipo de aprendizagem. Porém, as dificuldades que surgem no meio em que vive, o faz ter a necessidade de novas habilidades das quais o aprendizado se faz necessário. Portanto, o homem se diferencia das outras espécies por ser o único animal com necessidades de aprendizado pra desenvolver formas peculiares de comportamento.
Com a necessidade de aprender para desenvolver-se podemos concluir que o homem para se tornar humano de fato, precisa se relacionar com os seus semelhantes, ou será impossível alcançar o desenvolvimento de tais comportamentos.
A aprendizagem é possibilitada pela capacidade humana de criar sistemas simbólicos de linguagens que são os