Apagão de profissionais - desafio desen pessoal e prof. desen
A profissão do Assistente Social sofreu nos anos recentes grandes desgaste e perda de espaço. Hoje frente ás mudanças ocorridas na história do mundo, o profissional deve ocupar seu espaço com maior competência e cada vez mais ampliar seus conhecimentos.
Na era da globalização da economia, das inovações tecnológicas (robótica, automação, microeletrônica), tem sido preponderante a flexibilização dos processos de trabalho, determinando novas modalidades de produção, gestão e consumo da força de trabalho.
Neste cenário, o exercício do Serviço Social, encontra se vinculado às novas formas de gestão requeridas das mudanças tecnológicas e das organizações junto ao processo produtivo.
Palavras-chave: Empresa; Serviço Social; Demandas; Reestruturação produtiva.
Oportunidade e ameaças presentes no cenário global
A revolução tecnológica coloca-nos em um mundo novo, que ainda tentamos compreender, buscando explicações, conceitos, conceituações ou reconceituações para ele. Neste aspecto, faz-se necessário buscar elementos que fortaleçam o ser humano e seus valores. Um novo “tipo” de ser humano emerge: um ser que precisa ser versátil e rápido o suficiente para gerenciar o volume de informações a que este exposto e buscar soluções para os desafios que lhe são colocados diariamente. Na era de consciência surge a necessidade de cultivarmos novos valores. O homem precisa encontrar explicações e conceitos para um novo mundo. Talvez essa noção auxilie na busca por mais sentido a nossa existência, hoje a ameaçada pelo caos em que vivemos – caos esse ligado ao excesso de consumismo e a visão mecanicista de mundo. Nesse sentido, todas as formas de conhecimento entrarão em convergência rumo à formação de um homem voltado para o ser, e não para tê-lo. Entre os temas de maior importância para a compreensão do mundo, destacamos a educação, que está fundamentada em 04 pilares.
Aprender á conhecer - no mundo moderno é necessário buscar o conhecimento e