Optica
Stephanie Ardel 2ºI, nº 31
Conceitos da Óptica
Campo Grande-MS
2011
Introdução da Óptica
A luz se tornou um dos principais objetos da investigação cientifica ao longo dos tempos. A escola atomista da Grécia Antiga tem uma das explicações mais antiga para o que seja luz. Os atomistas gregos eram filósofos que tentavam explicar todos os fenômenos do mundo por meio de pequenas partículas que não podiam ser divididas, chamadas de átomos.
Da concepção dos atomistas, a luz seria formada de partículas muito pequenas, que se desprendiam da superfície dos objetos em todas as direções, penetrando nos olhos e possibilitando a visão. Outra maneira de explicar o que seja luz proposta pelos pitagóricos. Eles eram filósofos gregos e tentavam explicar todos os fenômenos por meio de investigações matemáticas. Eles afirmavam que todas as coisas são números, segundo eles, existiria através dos olhos, raios luminosos chamados quid, indo em linha reta até o objeto e retornando novamente aos olhos causando o efeito de visão.
A ciência de hoje tem a idéia que a luz nasceu provavelmente no mundo islâmico, com o estudo feito por alguns filósofos árabes, entre eles Al-Kind, e Ibn-al-Haitaiam, que também é conhecido como Al-hazen. Eles perceberam que os olhos enxergam os objetos de forma diferente dependendo da luz que os ilumina, contrariando a idéia dos atomistas gregos.
E também notaram que o olho é ofuscado pela luz do Sol, o que era incompatível com a idéia quid dos pitagóricos. Concluíram que a luz tinha uma existência própria e que sua origem não se dava nem no objeto nem no olho humano. A luz seria formada por raios que viriam de uma fonte luminosa, atingiriam os objetos e seriam desviados em todas as direções, sendo então percebidos pelos olhos de um observador.
Retomando a idéia dos filósofos árabes, Isaac Newton (1642-1727), ao estudar alguns fenômenos relacionados a luz, ao tentar explicar as cores, desenvolver a teoria de