Optica
1. INTRODUÇÃO
A física óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz, sua propagação e os fenômenos luminosos. A óptica explica os fenômenos da reflexão, refração e difração. O estudo da óptica divide-se em duas partes:
Óptica geométrica: estuda a propagação da luz, sem buscar justificativas. Estuda a reflexão da luz em espelhos planos e esféricos, a refração da luz, a aplicação na construção de lentes convergentes e divergentes e na construção de instrumentos óticos.
Óptica física: é a parte da óptica que estuda os fenômenos ópticos, levando em conta a teoria sobre a composição da luz. Estuda fenômenos como a difração, polarização e interferência.
NATUREZA DOS CORPOS
Corpos luminosos: são corpos que emitem luz própria, ex: sol, estrelas, vela.
Corpos iluminados: corpos que refletem a luz que recebem de outros corpos, ex: lua.
Corpos opacos: corpos que impedem totalmente a passagem de luz.
Corpos translúcidos: corpos que deixam passar parcialmente a luz, passando de forma distorcida.
Corpos transparentes: corpos que deixam passar toda luz que incide sobre eles.
2. FENÔMENOS ÓPTICOS
2.1 REFLEXÃO
O fenômeno consiste na mudança da direção de propagação da energia. Consiste no retorno da energia incidente em direção à região de onde é oriunda, após entrar em contato com uma superfície refletora.
A reflexão pode ter caráter mecânico ou eletromagnético. Por exemplo, em acústica a reflexão provoca ecos e é usada em sonar, em geologia é importante no estudo de ondas sísmicas.
Existem dois tipos de reflexão:
Reflexão especular: ocorre em uma superfície plana e lisa e todos os raios que incidem com a mesma direção serão refletidos com o mesmo ângulo. Raios paralelos que incidem numa superfície continuarão paralelos após a reflexão, como na figura abaixo:
Reflexão difusa: quando o raio incidir em uma superfície rugosa ou