optica
Professor:
Aluno:
Óptica
Introdução
Neste trabalho vamos mostrar o que é óptica, primeiramente devo explicar que existem vários tipos de óptica, os mais importantes são: A óptica geométrica que é a parte da óptica que estuda os fenômenos luminosos, considerando-se a propagação da luz em linha reta, aplicando-se ao raio luminoso as propriedades que a reta possui na geometria. E a óptica física que é a parte da ciência que estuda os fenômenos luminosos no que diz respeito a sua natureza, em suas características ondulatórias, polarização, interferência, etc., em resumo, estuda a energia radiante de um modo geral. É sobre isto que vamos explicar nas paginas seguintes, boa leitura.
Óptica física
A palavra óptica tem origem no grego optike e significa basicamente ''relativo à visão''.
Chama-se óptica a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. A Óptica estuda as propriedades e efeitos de fontes de luz (como os raios laser), de transmissores de luz (como fibras óticas) e de fenômenos (como o arco-íris) e instrumentos ópticos (como os microscópios ). Os espelhos, hologramas e o arco-íris são manifestações das propriedades da luz. A luz algumas vezes se comporta como uma partícula e às vezes como uma onda. Quando ela é emitida ou absorvida pelos átomos, se comporta como se fosse composta de partículas, ou pacotes de energia chamados fótons. Porém, quando ela viaja seu comportamento é o de uma onda eletromagnética.
Óptica geométrica
É um ramo da óptica que é baseado principalmente na noção de um feixe de luz. Esta abordagem simples permite a construção das imagens geométricas que dão o seu nome. Do ponto de vista físico, óptica geométrica é uma abordagem alternativa para a óptica ondulatória (muitas vezes chamado de óptica física) e óptica quântica. Tendo sido desenvolvida desde os tempos antigos. A ótica ondulatória foi demonstrada no século XIX e a óptica