Relatorio fisica e quimica salto para a piscina
1. Introdução Teórica
Questão- problema:
Projetar um escorrega, para um aquaparque, de modo que os utilizadores possam cair em segurança numa determinada zona da piscina. A rampa termina num traço horizontal a uma altura apreciável da superfície da água.
Esta experiência tem como objetivo determinar a velocidade inicial de um projétil, no instante em que é lançado horizontalmente, relacionar a velocidade de lançamento horizontal de um projétil com o alcance e com a velocidade inicial. Interpretar o movimento de um projétil lançado horizontalmente como a sobreposição de dois movimentos, um retilíneo uniforme em que a força resultante é nula, segundo o eixo das abcissas que tem como respetiva expressão x=V0×t, e outro retilíneo uniformemente acelerado, onde a força resultante é igual á força gravítica, segundo o eixo ordenadas que tem como respetiva expressão Y=h-12gt2.
O salto para a piscina é um lançamento horizontal e para tal existem expressões que nos dão valores necessários como o tempo de queda e o alcance.
Se considerarmos que um projétil é lançado de uma determinada altura relativamente ao solo, o tempo decorrido até atingir o solo é o tempo de queda dado pela expressão: tqueda= 2hg
Para o alcance máximo que é distância marcada no eixo das abcissas a partir do ponto em que o projétil é lançado até ao ponto de chegada ao solo, tem-se a expressão: xmáx=vx0 ×2hg
Por ser um escorrega onde a resistência do ar é desprezada tem-se também a lei da conservação da energia mecânica:
∆Em⇔ =0
=0
=0
=0
Eminicial=Emfinal ⇔Ecinicial+Epginicial=Ecfinal+Epgfinal
⇔mghi = 12 mv2f
Figura 1 – Escorrega de uma aquaparque
Figura 1 – Escorrega de uma aquaparque
2. Protocolo Experimental 1.