Origem da moeda
Aluno: Bernardo da Silva Neves (matricula 201202097278) Katila Rosa Nathalia dos Santos Xavier (matrícula 201202098681)
Curso: Administração
Turno: Noite
Trabalho de Psicologia nas Organizações
Análise Crítica do caso exposto na apostila no cap.1 da apostila Bergamini pág.7 e 8.
O problema enfrentado pela empresa é a substituição de um antigo supervisor, funcionário de carreira que se afastaria por aposentadoria. A princípio parece uma tarefa bastante rotineira, mas ao se avaliar os colaboradores que poderiam ser um dos possíveis substituto encarou-se a dura realidade da qualidade lastimável deles. Então para poder entender o cenário atual, é preciso fazer uma análise crítica da história de vida desse supervisor.
Após examinar a história de vida dele, foi verificada que em todas as etapas de sua vida foram pontuadas de um mesmo comportamento de medo e insegurança, assim como problemas psicológicos sofrido em sua infâcia, com uma contínua fuga de competições e de novos desafios propostos. Mas, para compensar isso, ele consegue ser eficiente e submisso, não gostando de tomar decisões em momentos críticos.
Esse mesmo comportamento gerou grandes conflitos pessoais internos e externos, quando foi promovido para supervisor mesmo sem estar preparado e sem ao menos possuir o perfil mínimo adequado ao cargo, simplesmente por tempo de serviço.
Essa insegurança, fez com que ele inconscientemente degradasse totalmente o setor, nivelando-o com pessoas pouco capazes e com pouca ou nenhuma iniciativa, ou seja, que não pudessem oferecer perigo a sua chefia. Além dessa má seleção, aplicava um enigmático e precário treinamento.
Nesse cenário, ele chegou a ficar sobrecarregado por centralizar todas as decisões de situações mais elaboradas, pois os seus colaboradores o abordavam ininterruptamente por serem pouco capazes e despreparados.
Porém é importante abordar e focar que não se trata de um funcionário pouco