origem da moeda
Através deste trabalho, temos como objetivo mostrar a todos a Origem da Moeda e para que ela serve, falaremostambém dos tipos de operações comerciais com as quais trabalhamos diariamente e muitas vezes nem percebemos e os juros que incidem nos empréstimos que efetuamos junto às instituições financeiras e quemuitas vezes como vemos acabam se tornando uma bola de neve, da qual fica cada dia mais difícil de sair, tudo porquê apesar de escutarmos diariamente palavras como: “economia” “taxa selic” “taxa dejuros” “Copom” entre tantas outras, não fazemos idéia da importância delas em nossa vida financeira. Esperamos também que este trabalho possa nos ajudar e ajudar a tantas outras pessoas que como nósmuitas vezes não perceberam que o conhecimento é a nossa melhor arma para podermos avaliar corretamente a situação financeira em nosso ambiente de trabalho ou mesmo em nossos lares.
origem das moedas
No início da civilização, o homem, ex-nômade, passou a plantar, a caçar e a trocar o excedente do que produzia, surgindo com isso, a primeira concepção de escambo, o qual consistia na troca direta de mercadorias. Observou-se que o escambo apresentava alguns problemas, no que diz respeito aos interesses de quem trocava, ou seja, exigia-se uma simultaneidade de desejos, por exemplo, quem pescasse e quisesse um machado, teria que achar outra pessoa que fabricasse machados e quisesse, exatamente, peixes.
Foi justamente devido a tais dificuldades encontradas na prática do escambo, que surgiu a necessidade de um instrumento monetário que servisse como intermediário nas trocas, como medida e reserva de valor, que atendesse aos interesses de todos.
Para a obtenção de bens, inicialmente foram utilizados objetos, que possuíam valor peculiar, a escolha desses objetos, denominados de moeda-mercadoria, se dava em decorrência da sua utilidade e/ ou escassez, e também, em função da