Análise da Economia Brasileira - Balanço de Pagamentos
A cidade de Paranaguá no estado do Paraná possui o maior porto graneleiro do mundo. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento atualizados em abril de 2014, a China é o principal importador deste porto, com ativos que chegam a quase U$$ 800 milhões, seguida por Alemanha U$$ 100 milhões e Arábia Saudita U$$ 95 milhões.
A nível de Blocos Econômicos, a Ásia importou mais de U$$ 1 bilhão, o que faz da China sozinha responsável por mais de 70% de todas as exportações de Paranaguá para o Continente Asiático. Já para a União Europeia foram U$$ 200 milhões em exportações, tornando a Alemanha responsável por metade de todas as exportações para o Continente Europeu, o que se iguala a situação da Arábia Saudita perante o Oriente Médio, que também importou algo em torno de U$$ 200 milhões.
BCB – BALANÇO DE PAGAMENTOS 2013/2014 – JANEIRO À ABRIL.
A balança comercial obteve um acréscimo de quase U$$ 600 milhões de Janeiro a Abril de 2014 se comparados os dados com o mesmo período de 2013. Este aumento foi ocasionado pela diminuição de U$$ 3 bilhões em importações e U$$ 3 bilhões em exportações, que mesmo fazendo com que a balança continuasse em Déficit de U$$ 5.5 bilhões, permitiu que ela ficasse mais próxima do equilíbrio e mais longe dos U$$ 6.1 bilhões negativos registrados no mesmo período do ano anterior.
O serviços obtiveram um crescimento de quase U$$ 500 milhões de Jan-Abr de 2013 para Jan-Abr de 2014 e as rendas um acréscimo de pouco menos de U$$ 100 milhões, apesar de ambos ainda continuarem com saldo negativo na casa dos U$$ 14 e U$$ 13 bilhões respectivamente.
A transações correntes fecharam com um déficit de U$$ 500 milhões e saldo negativo num total de U$$ 33.4 bilhões. As contas capital e financeira sofreram um decréscimo de U$$ 2 bilhões, entretanto, mantiveram-se com saldo positivo de U$$ 38 bilhões.
Os erros e omissões passaram de U$$ 662 milhões negativos para U$$ 1,7 bilhão