Origem da Moeda
Trabalho apresentado ao professor Jaderson Vargas da disciplina de Matemática Financeira da turma do 3º período de Administração.
Vila Velha
2011
* Introdução:
O presente trabalhotem como objetivo analisar historicamente as origens e justificativas do uso da moeda e da cobrança de juros, bem como conhecer a aplicação prática dos conceitos da matemática financeira em âmbitopúblico e privado.
Objetiva ainda identificar produtos financeiros associando sua operação com os conceitos da matemática financeira, conhecer também a metodologia de apuração da inflação, coleta depreços e rentabilidade real.
* A origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos;
Antes do uso efetivo da moeda metálica como forma de pagamento, as transações"comerciais" ocorriam através da troca direta ou escambo de bens.
Ou seja, um produto pelo outro, sem que um bem específico servisse de padrão de referência ou meio de pagamento exclusivo.
Com opassar do tempo, certos bens passaram a ser mais regularmente aceitos como forma de pagamento, ou seja, preencheram uma das funções da moeda no seu sentido mais amplo.
Dentre outras evidênciasarqueológicas, descobriu-se que no Egito, que tinha uma agricultura próspera às margens do rio Nilo, inclusive com o uso do arado, e que dispunha das minas de ouro da Núbia, desenvolveu-se um sistema de pesos eo uso de metais para transações no reino (e eventualmente também para recebimento de tributos de outros povos), possivelmente dois mil anos antes da idade cristã. http://www.bcb.gov.br/htms/origevol.asp Hoje em dia, as moedas são mais utilizadas para o pagamento de quantidades de baixo valor. A perda de espaço para o papel-moeda fez com que as moedas metálicas agora fossem mais valorizadas por sua durabilidade do que por sua beleza. O rápido processo de circulação de valores e a complexificação de economias cada vez mais