Origem Da Moeda E
Intermediação Financeira
1. Análise a inter-relação entre os agentes macroeconômicos, bens e serviços e fatores de produção no fluxo circular de renda mais completo.
R: Os agentes macroeconômicos são os responsáveis pelas ações econômicas que desenvolvem no sistema e podem ser agrupados em quatro grupos: Empresas, Governo, Setor externo e Bens e serviços, que podem ser de Capital, de Consumo e Intermediários. Os fatores de produção são o trabalho, a terra e o capital, que definem o potencial de produção do sistema econômico. Ao analisarmos sua inter-relação podemos ver que, em economia, ao mesmo tempo em que um agente é fornecedor de bens e serviços, é também “dependente” de outros no fluxo circular de renda mais completo.
2. Quais as características da economia de escambo e a razão de sua substituição pela moeda?
R: O escambo nada mais é do que a troca de um bem por outro. Suas características são: Custo para manter a acumulação em ativos reais; Dificuldade de especialização e divisão do trabalho e Perda de eficiência na alocação de recursos. O escambo foi trocado pela moeda, pois sua troca poderia ser “desigual”, por exemplo, um produtor de milho precisa de duas galinhas, mas o que vale mais? O milho ou a galinha? Sendo assim, viu-se a necessidade de um sistema de troca mais justo, sendo assim os metais começaram a aparecer.
3. Partindo da afirmação: “o dinheiro de um país nem sempre pode ser considerado uma moeda”, explique os requisitos para uma mercadoria assumir o papel moeda, com exemplo.
R: