Trabalho Da Dani
FACULDADE ASA DE BRUMADINHO
CURSO DE DIREITO
ÁREAS DA PSICOLOGIA
BRUMADINHO
2014
ÁREAS DA PSICOLOGIA
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade ASA de Brumadinho como requisito parcial para aprovação no 2º período de Direito.
Área: Direito
Orientadora: Profª Valéria Costa
BRUMADINHO
2014
1. TEMPERAMENTO
1.1 Definição
A palavra temperamento tem sua origem do latim temperamentum = medida. Representa a peculiaridade e intensidade individual dos afetos psíquicos e da estrutura dominante de humor e motivação.
Segundo Allport (1966), o temperamento como sendo um fenômeno específico da natureza emocional do indivíduo, que inclui a sua sensibilidade aos estímulos, intensidade e rapidez de respostas e várias outras particularidades, todas ligadas à hereditariedade.
1.2 Tipos de Temperamento
Segundo Hipócrates, pai da Medicina, existem 4 tipos de temperamentos:
Sanguíneo: típico de pessoa de humor variado.
Sente-se bem quando rodeado de pessoas. Receptivo, tem interesse por tudo à sua volta. Normalmente não é rancoroso, e relaciona-se com facilidade. São reconhecidos por estarem constantemente em movimento e se desgastarem facilmente. Precisam de mais horas de sono e descanso após o almoço, mesmo em idade escolar. Como aluno, é o tipo mais popular, sempre lhe ocorrendo brincadeiras. Como adulto, é simpático, de prosa fácil e agradável, conhece todos pelo nome rapidamente. A alegria pode, no entanto, degenerar em falta de compromisso, trazendo à tona um tipo superficial e inconsequente. No geral é esguio, de constituição delicada, e ossatura leve, gestos e mímica muito dinâmicos. Seu caminhar é saltitante, acentuando a ponta dos pés. Muitas vezes é chamado de “cabeça de vento”.
Melancólico: característicos de pessoas tristes e sonhadoras.
Na infância, já se salientam os grandes e expressivos olhos no rosto, geralmente estreito. Acontecimentos e encontros atuam nele por muito tempo,