Resumo Básico - Gerenciamento de configuração
• Controle de versão, controle de mudanças e gerenciamento de builds
Benefícios:
• Redução de defeitos
• Diminuição dos custos para manutenção
• Melhora no gerenciamento do projeto o Rastreabilidade; Reprodutibilidade; Confiabilidade; Visibilidade das mudanças; Melhora na produtividade do desenvolvimento; e Melhor retorno do investimento.
Integração Contínua é uma prática onde os membros de uma equipe integram seu trabalho frequentemente, onde cada integração é verificada por meio de um build automatizado, incluindo testes, com o intuito de detectar erros de integração o mais rápido possível, ajudando a um desenvolvimento de software mais coeso.
Além da prática de Integração Contínua, será utilizado também a prática de Entrega Contínua, que tem como premissa implantar o software em um ambiente a qualquer momento, automaticamente. No caso da Dataprev, o ambiente referido é o ambiente de Homologação.
O conjunto de programas, documentações e dados é chamado de configuração do software.
O workspace é uma cópia associada a uma versão específica dos artefatos. Uma cópia local da versão controlada por um repositório de arquivos e diretórios.
Codeline -> Versão (ou revisão ou bolha) – É uma linha onde é armazenado todas as mudanças (versões) de um artefato. Uma instância de um item de configuração;
• Mainline, trunk ou head - É a codeline principal da árvore de versões que cobre todo o ciclo de vida de um projeto de software.
Tags/ label - Marca (rótulo) usada para identificar facilmente uma versão específica de um artefato ou baseline. Rótulos que são associados a conjuntos de arquivos.
• Uma tag referencia um ou mais arquivos em um ou mais diretórios, mas em somente UMA versão de cada arquivo
• Usa-se tags, por exemplo, para a implementação das baselines.
Snapshot - É uma tag de marcação para o desenvolvedor. São tags intermediárias entre o planejamento e a baseline, pois a tag de