relatorio parasitologia
MÉTODO DIRETO
MÉTODO DE GRAHAM
INTRODUÇÃO
A maioria das doenças parasitárias não pode ser diagnosticada apenas pelos exames médicos, as investigações laboratoriais tornam-se necessárias para definir se o paciente está ou não infectado com o parasita e, se estiver, qual será o parasita. O laboratório desempenha um papel importante no diagnóstico das doenças parasitarias, sendo a chave para a seleção do medicamento adequado ao tratamento.
A utilização de métodos laboratoriais específicos, sensíveis e de baixo custo operacional é de grande importância para o diagnóstico das parasitoses intestinais, tornando-se imprescindível à demonstração dos parasitas nas fezes. Por tratar-se de um exame relativamente rápido e de baixo custo, o exame parasitológico de fezes é amplamente utilizado na rotina laboratorial para demonstração dos parasitas gastrointestinais por microscopia ótica. O diagnóstico de enteroparasitas é feito principalmente pela pesquisa de cistos e ovos nas fezes para a observação de protozoários. Alguns dos métodos utilizados são:
O método de Hoffman é utilizado para a pesquisa de cistos, oocistos, ovos e larvas. Fundamenta-se na sedimentação espontânea em água, sendo indicado para recuperação de ovos considerados pesados como os de Taenia spp, S. mansoni e ovos inférteis de A. lumbricoides.
O Método direto a fresco é realizados na hora que permite visualizar a motilidade de trofozoítos dos protozoários em fezes recém emitidas, analisadas até 30 minutos após a evacuação. Para a identificação de cistos de protozoários e larvas de helmintos, a preparação deve ser corada com lugol.
A utilização desses métodos tem a finalidade de aumentar a eficácia no diagnostico com isso diminuir os resultados de falso- negativos.
Método de Graham: Método de Graham ou método da fita é um exame parasitológico, para pesquisa de ovos de Enterobius vermicularis, Taenia saginata e Taenia solium. Uma