Relatório Parasitologia
Parasitologia
Relatório Aula Prática
Orientadora: Jéssyka Farrah
Milena Abrucezz, Êrena Bueno, Melissa Amaral
08/04/2014
Relatório Parasitológico:
Introdução
Objetivo
Materiais utilizados
Procedimento
Resultado
Conclusão
Bibliografia
Método de Ritchie
Introdução:
Este método foi proposto por Ritchie em 1948, sendo um dos mais recomendados, pois é rápido, fácil de ser executado e muito sensível. Baseia-se no processo de centrífugo-sedimentação das formas parasitárias num sistema de formol e éter. É útil tanto para cistos de protozoários como para ovos e larvas de helmintos.
Baseia-se na sedimentação através da centrifugação e na lavagem do material com éter, um solvente orgânico que forma uma fase apolar, que retém artefatos vegetais e toda gordura contida na amostra, durante a centrifugação da suspensão das fezes
OBJETIVOS:
O método de Ritchie tem como objetivo a identificação de doenças parasitárias, a partir da visualização de cistos e ovos presentes nas fezes do indivíduo, e eventualmente a presença de larvas. MATERIAIS E MÉTODOS:
Os materiais utilizados foram: Formol á 10%, Éter, Água destilada, Gaze, Becker, Pipeta de 5 mL, Cálice, Tubo de ensaio, Tampa de Borracha, Peneira, Centrifuga, Lâmina e Lamínula.
Primeiramente a amostra fecal foi diluída em água destilada a 5% em um Becker. A solução resultante foi filtrada em gaze dobrada em 4x no cálice, sendo utilizados 20 mL do sobrenadante. Este foi centrifugado por 2 minutos a 2.500 rpm, em seguida foi decantado o sobrenadante e o sedimento foi suspendido com 5 mL de formol à 10%, que permaneceu por mais 3 minutos em repouso.
O formol adicionado serve para fixar as formas parasitárias. Após, adicionou-se 3 ml de éter, que serve para retirar a gordura das fezes. A amostra foi novamente centrifugada por 2 minutos