Relatório Parasitologia
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUL – CERES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA – DEP
PATOLOGIA E PARASITOLOGIA DE ORGANISMOS AQUATICOS
RELATÓRIO AULA PRÁTICA ENFERMIDADES EM MOLUSCOS BIVALVES
ALISON ALVES
MARILIA FERRANTE
2014
LAGUNA
INTRODUÇÃO
Foi realizada aula prática da disciplina de patologia e parasitologia de organismos aquáticos no último dia quatro de setembro. Os principais animais estudados nessa aula foram o mexilhão Perna perna e a ostra Crassostrea Gigas. O mexilhão Perna perna, molusco bivalve da família Mytilidae, é facilmente encontrado no Brasil. É um animal séssil, fixado pelo bisso, que vive nas rochas costeiras. Já a ostra Crassostrea gigas tem grande importância comercial em todo o mundo. É nativa do oceano pacífico e em Santa Catarina ocupa lugar de destaque nas produções de organismos aquáticos.
OBJETIVO O objetivo principal da aula prática foi observar e identificar possíveis enfermidades principalmente no mexilhão Perna perna e ostra Crassostrea gigas. Analisou-se também a morfologia dos animais, comparou-se animais saudáveis com animais afetados por alguma doença. Aprendeu-se a fazer a biometria correta dos moluscos bivalves e o procedimento correto de abertura de concha.
DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO DE AULA PRÁTICA Inicialmente, após a distribuição das ostras e mexilhões para o estudo, realizamos a biometria:
Mexilhão Perna perna
Exemplar 1
Exemplar 2
Comprimento (cm)
7,703
7,175
Altura (cm)
3,762
4,032
Largura (cm)
2,825
2,334
Tabela 1 – Biometria Mexilhão Perna perna
Ostra Crassostrea gigas
Exemplar 1
Exemplar 2
Comprimento (cm)
9,032
8,129
Altura (cm)
5,022
4,835
Largura (cm)
2,592
2,858
Tabela 2 – Biometria ostra Crassostrea gigas Com instrumentos adequados, abrimos os animais, identificamos as estruturas, analisamos a existência de possíveis enfermidades e retiramos