Relatorio Parasitologia
Disciplina: Parasitologia
Aula Pratica - Entamoeba colipg
Entamoeba coli é uma ameba (protozoário) comensal não patogênica, existente no intestino grosso de todos os seres humanos e animais, se locomovendo através de pseudopodes.
Com o objetivo de aprendemos sobre a Entamoeba coli, realizamos a seguinte pratica laboratorial:
Materiais utilizados:
Amostra de fezes
Conta Gotas
Lamina
Lugol
Lamínula
Microscópio
No Laboratório foram disponibilizadas aos acadêmicos alguns conta gotas com amostras de fezes dissolvidas e alguns conta gotas com Lugol.
Em uma lamina adicionamos uma gota do lugol e logo em seguida uma gota da amostra de fezes. Misturamos com a ponta da Lamínula o material biológico disposto na lamina, depois disso colocamos a lamínula em cima do material biológico.
Com a lamina, utilizamos a técnica da microscopia para localizar e focalizar a Entamoeba Coli que através da utilização do lugol a deixou na coloração amarela, facilitando deste modo a sua visualização, cujo aspecto era redondo e amarelinho claro no centro com bordas escuras.
Depois de finalizada a prática, colocamos a lamínula de molho no acido hipoclorito e lavamos a lamina.
É uma ameba comensal não patogênica, que vive no intestino grosso humano e se locomove por pseudópodos.
Biologia do parasito
Tanto os cistos quanto os trofozoítos podem ser encontrados nas fezes, sendo que os primeiros, conforme o grau de desenvolvimento, contêm de um a oito núcleos e, à medida que o número de núcleos aumenta, o diâmetro nuclear e a quantidade de cromatina do cisto reduzem .
Devido à semelhança existente entre os cistos de E. histolitica e os de E. coli, é preciso fazer o diagnóstico diferencial através da morfologia e do número de núcleos do organismo, entretanto a diferenciação de cistos nem sempre é conclusiva.
Patogenia e prevenção
É uma ameba comensal, ou seja, não causa doenças.
A Entamoeba coli é um parasita