a sociedade
O biogás e o Cho rume são produtos indesejáveis formados num aterro sanitário e se não houver tratamento adequado, ocorrerão problemas como a contaminação do ar pelo biogás e dos aqüíferos subterrâneos pelo líquido percolado que infiltra no solo.
Bauru esta localizada no interior de São Paulo a 345 km da capital. O Aterro está localizado na área rural em uma latitude 22º15’ Sul e a uma longitude 49º08’ Oeste e é acessado pela Rodovia Marechal Rondon Km 353 mais 500 metros, ficando a uma distância 15 km do Centro da cidade. O aterro sanitário tem aproximadamente 262 mil metros quadrados. Por dia, recebe 250 mil toneladas de lixo que passam por um rigoroso tratamento para evitar contaminações.
Serviços de paisagismo são realizados no Aterro Sanitário, tanto para evitar danos ao local, como deixá-lo agradável visualmente. Nos taludes são plantadas gramas a fim de evitar erosões. Ao redor da área total do aterro, foram feitas plantações de eucaliptos cheirosos com a finalidade de amenizar o odor do lixo e a ação dos ventos dentro da área, que causa excesso de poeira. A grama e o eucalipto são as principais plantas para proteger o Aterro Sanitário contra a degradação
Os resíduos sólidos urbanos tornam-se cada vez mais prioritários para as administrações públicas no Brasil, em razão da expansão demográfica, do crescimento das cidades e da intensificação dos processos industriais para a geração de bens de consumo. Tais fatos, associados a um aumento significativo na taxa de geração de resíduos sólidos e à sua concentração espacial, realçam ainda mais os aspectos sanitários envolvidos e a necessidade de controle da qualidade ambiental. Considerando-se todos os fatores condicionantes do problema de destinação final e tratamento dos resíduos sólidos domiciliares em Bauru e a falta de áreas para iniciar novos aterros sanitários na cidade.
È muito importante que a cidade tenha um aterro sanitário como a de Bauru, pois gera muitos empregos