RESUMO DE GEOGRAFIA SOBRE AS REGIÕES BRASILEIRAS
De acordo com a divisão regional brasileira estabelecida pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui cinco Regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Os estados estão distribuídos da seguinte forma:
Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Sudeste – Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Norte – Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.
Nordeste – Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
SOBRE TAMANHO:
A Região Norte é a maior do Brasil em extensão territorial, possui 3.853.397,2 Km2, o que corresponde a, aproximadamente, 42% do território brasileiro.
A Região do Centro-Oeste possui a segunda maior área do Brasil, sua extensão territorial é de 604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do território nacional.
O Nordeste brasileiro apresenta a terceira maior extensão territorial entre os complexos regionais do Brasil, sua área é de 554.257,0 Km2.
O Sudeste, com 924.511,3 Km2, é a segunda menor região do Brasil em extensão territorial.
O Sul é a Região que apresenta a menor área, 576.409,6 Km2.
SOBRE POPULAÇÃO:
1º) O Sudeste brasileiro apresenta a maior quantidade de habitantes, atualmente sua população está estimada em 78 milhões de habitantes, correspondendo a 40% da população brasileira. Um dos fatores essenciais para esse grande índice populacional é o processo de industrialização desenvolvido nessa região, fato que desencadeou grandes fluxos migratórios para os estados que compõem o Sudeste, principalmente para São Paulo.
2º) O Nordeste apresenta a segunda maior população entre os complexos regionais brasileiros, sua população é de 53.650.000 habitantes.
3º) SUL - Somada à população dos estados do Sul do Brasil (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), essa região apresenta cerca de 27 milhões de