EDUCAÇÃO PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL
Vivemos uma era de transformações se compararmos a atual preocupação com questões de sustentabilidade com décadas passadas onde, devido a inúmeras campanhas educacionais, tanto de órgãos governamentais, ONG´s e iniciativas privadas, deram um novo rumo a pratica de sustentabilidade, por todos os cantos e por todas as classes sociais.
Diante dessa nova fronteira, podemos destacar que a educação esta na prioridade desse desenvolvimento. A inclusão dessa pauta nos primeiros anos da escolaridade de uma criança fará com que ela já cresça com essa nova filosofia de vida inserida em sua vida, quebrando alguns paradigmas de seus pais sobre sustentabilidade e desenvolvimento humano. O investimento na educação de base torna-se, portanto, questão prioritária para o sucesso desse projeto da ONU e UNESCO, como proposto no texto.
Da parte dos governos, o que se espera para dar a continuidade desse processo de educação ambiental, sustentabilidade e viabilidade econômica, são projetos que envolvam a sociedade, investimentos na educação, incentivos a empresas que poluam menos, incentivos a pratica de boas ações sobre reciclagem, limpeza urbana, ocupação desordenada, redução dos níveis de poluição, entre outros.
E do outro lado, a sociedade precisa se organizar para cobrar as ações do poder publico e o instituir a disciplina sustentável como um habito entre todas as pessoas, de todas as classes sociais, para o futuro que estamos querendo construir. A sustentabilidade também quer dizer uma vida mais saudável inclusive na saúde da população, um povo com mais conhecimento e educação de qualidade gera pessoas melhores e mais conscientes com as questões do futuro de nosso planeta, fazendo com que a sustentabilidade esteja inserida dentro de cada um de nós e que a cada geração esse tema seja cada vez mais discutido e ampliado sua atuação.