Atacadista martins
ABRIL – 2013
ESTUDO DE TEXTO
Maquiavel, Nicolau. O PRÍNCIPE.
Após a leitura do livro, solicita-se que seu grupo responda, após uma boa discussão, às perguntas abaixo:
1) “Um príncipe, para ter “virtú”, precisa mostrar-se apto à flexibilidade conforme as circunstâncias, do contrário fracassará”. Nesse aspecto, quando ele deve seguir o que é certo e o que é errado? Cite exemplos contemporâneos.
2) O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários? O grupo concorda com ele? Por quê? Como podemos aplicar esta visão no mundo empresarial de hoje?
3) “Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz está fadado a sofrer, entre tantos que não são bons.” (cap. XV, item 1). Faça a análise sobre esta colocação e indique exemplos da convivência social e profissional.
4) Depois de ler o cap. XVII, faça comentários e dê exemplos atuais sobre a famosa Pergunta: “Como Gestor, você preferiria ser amado ou temido?”.
1) “Um príncipe, para ter “virtú”, precisa mostrar-se apto à flexibilidade conforme as circunstâncias, do contrário fracassará” Para Maquiavel, virtú é a flexibilidade moral e a capacidade de adaptação e mudança perante novos acontecimentos políticos, a disposição de fazer o que for necessário para alcançar a glória,a grandeza e os seus objetivos. Nos aspectos atuais podemos destacar a presença dos líderes, que são capazes de interagir com uma série de indivíduos, usando ferramentas apropriadas que os estimulam a obter melhores resultados, de maneira colaborativa. É importante que o líder mantenha equilíbrio para obter sucesso, observando sempre para o alcance de resultados e para as pessoas. Quando se volta somente para os resultados, corre o risco de deixar a equipe desmotivada, quando ocorre o contrário pode deixar de atingir as metas. O líder deve estar atento aos objetivos e como eles serão alcançados.Mas para que o líder obtenha estes resultados desejados, deve-se levar em conta o aperfeiçoamento da