Segundo reinado
As Leis Abolicionistas do século XIX
1. A Lei Bill Abeerdem 1845: lei britânica que autorizava aos seus navios a bombardearem qualquer navio negreiro que traficasse escravos entre a África e América.
2. A Lei Eusébio de Queiroz 1850: proibia o tráfico negreiro internacional, sobretudo entre África e Brasil. Esta lei diminuiu consideravelmente o número de escravos no Brasil.
3. A Lei do Sexagenário 1872: libertava a todos os escravos a partir dos 60 anos de idade. Esta lei, de fato, não trouxe grandes benefícios ao escravo. Primeiro porque dificilmente um escravo chegava a esta idade e por outro lado, não era de interesse do proprietário.
4. A Lei do Ventre Livre 1871: libertou a todos os escravos nascidos a partida da sua aprovação. Esta lei não trouxe real liberdade ao escravo pois este ainda dependia do sustento de seu senhor.
5. A Lei Áurea 1881: assinada pela princesa Isabel, libertava todos os escravos do Brasil. Esta lei não foi acompanhada de um projeto de inserção do negro na sociedade.
A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última. Ganhou o nome de praieira, pois a sede do jornal comandado pelos liberais revoltosos (chamados de praieiros)