Relatório Reportagem 'Mundos Invisiveis'
Tudo iniciou com um filosofo Grego chamado Tales de Mileto se perguntando do que todas as coisas são feitas, do que elas são compostas. Ele mesmo respondeu que tudo era composto de água. Depois de Tales, outro filosofo chamado Heráclito disse que tudo era feito de fogo pois tudo está em transformação constante. Anos depois surgiram dois filósofos, Leucipo e Demócrito, respondendo a mesma pergunta feita por Tales, mas a resposta deles foi revolucionária e comprovada após cerca de 2.000 anos. A resposta de Leucipo e Demócrito foi que toda matéria existente é composta por átomos, que em grego significa: indivisível.
Surgiu Aristóteles, este acreditava que tudo que existe era composto por quatro elementos: terra, ar, fogo e água. Cada um dos elementos exercia um tipo de “influencia” na matéria. Sendo o fogo como fonte de energia e calor; ar o espaço vazio, movimento, os cheiros e som; terra o que daria forma as coisas; água o solvente que trazia unidade e equilíbrio a mistura dos elementos. Conforme Aristóteles, a mistura e combinação de cada um dos elementos formaria os diferentes tipos de matéria existente.
Tentando encontrar as resposta sobre do que tudo é feito, surgiram pessoas que tentavam combinar elementos em busca de uma pedra filosofal capaz de transformar qualquer matéria em ouro em busca da riqueza, também procuravam o elixir da longa vida; são os chamados alquimistas. De qualquer forma exerceram uma grande colaboração na química.
O químico Boyle foi responsável pela transição da alquimia para a química, fazendo a química se tornar um ciência