Psicologia
Dentre as inúmeras Questões Sociais, presente na vivencia e atuação profissional do Assistente Social, é evidente e estridente a humilhação social, que engloba em um mesmo conceito a desigualdade social, invisibilidade e exclusão social, ao realizar o relatório acadêmico solicitado, foi iniciado utilizando-se de uma reportagem corriqueira podendo constatar o habitual desrespeito ao ser humano, devido o uniforme traja e cargo que ocupa, foi analisada a reportagem de um jornal da cidade de cabo verde, correio das ilhas.
Correio das Ilhas: Auxiliares de serviços gerais do Hospital de São Filipe queixam-se de discriminação em 08 de Julho 2013. www.asemena.publ.cv/spipphp.
Os auxiliares dos serviços gerais do Hospital de São Filipe dizem-se alvo de discriminação em termos de pagamento de salários e subsídio de turno.
Dois trabalhadores da classe, que preferem anonimato, procuraram o asemanaonline para exigirem publicamente a regularização dessa situação.
Estes trabalhadores consideram discriminatório o facto dos outros funcionários, nomeadamente os médicos e enfermeiros, receberem seus salários em períodos certos, “enquanto para nós não há uma data certa”. "Estamos sem receber o salário do mês de Junho, juntando mais de quatro meses de subsídio de turno em atraso e não é justo”, reclamam.
“Já contatamos variadíssimas vezes o administrador e o delegado do Hospital de São Filipe, mas nunca nos deram uma explicação que nos convençam", disseram. Outra situação que os preocupa é a não cobertura medicamentosa junto das farmácias, "mas fazem-nos os respectivos descontos de seguro todos os meses, e queremos uma explicação", exigem. Caso não esta situação não seja regularizada nos próximos dias, ameaçam sair às ruas para realizar uma marcha de protesto.
Este diário digital constatou o administrador do Hospital, António José Lopes, e confirma que realmente houve atraso no pagamento devido a um reajuste na mobilidade do pessoal e do próprio