saude coletiva
Através do 2º Semestre do Curso de Farmácia tivemos a aula de Saúde Coletiva onde foi transmitido conhecimentos da saúde geral da população e o programa de Sistema Único de Saúde (SUS).
Mas afinal o que é o SUS ?
Antes de existir o Sistema único de Saúde (SUS) a saúde não era considerada um direito social. Assim foi criado e aprovado o Sistema Único de Saúde pela constituição federal no ano de 1988, o SUS é a rede que reúne postos de saúde, ambulatórios hospitais, laboratórios, enfim, todos os estabelecimentos públicos de saúde responsáveis por garantir o direito dos cidadãos a consultas, exames, internações e tratamentos. Os serviços prestados pelo SUS são destinados a todos os cidadãos e são financiados com recursos arrecadados por meio de impostos e constituições pagos pela população brasileira.
Ao decorrer do tempo foram criados programas para a melhoria da saúde da população, por exemplo, distribuição gratuita de medicamentos para portadores de tuberculose, hanseníase, DST/AIDS, controle de tabagismo entre outras doenças. Uma citação importante que também foi criada é o programa nacional de imunização, onde previne a proliferação de várias doenças, as vacinas fornecidas são contra a Tuberculose, Hepatite B, Poliomelite, Pentavalente, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Caxumba e Rubéola, Varicela, Febre Tifóide.
Concluímos que a aula de saúde coletiva transmitiu informações que seram usados no nosso dia a dia e poder passar para o próximo o mesmo conhecimento que tivemos diante da lei de cada criação aprovada pela constituição, aprendemos também que o SUS fornece muitos programas de saúde e temos o direito de cobrar essa assistência.
Sabemos que a lei para a melhoria da saúde da população que depende do (SUS) é muito boa, mas esperamos que esses benefícios saiam do papel e o governo implante o dinheiro dos impostos em profissionais qualificados um bom atendimento e medicamentos disponíveis para nossa população, por esse