Introdu Ao Engenharia
De fato, pelo menos no mundo ocidental, o código de Ética na Engenharia é bastante semelhante de país para país. Isso não é surpresa, uma vez tendo como coração de seu trabalho o uso das Ciências Naturais, imutáveis em qualquer parte do Universo, e desta maneira tendo resultados semelhantes.
Como profissional, o engenheiro deve se interessar pelo bem-público, assim como, contribuir com sua experiência, capacidade e conhecimento além de trabalhar em equipe e empenhar-se o máximo no seu exercício. O engenheiro não deve praticar nem permitir práticas que comprometam a sua dignidade, ele deve sim, cooperar para o progresso da profissão, não nomeando pessoas sem devida habilitação profissional, não se associar a empreendimentos duvidosos onde não há relação com a ética, não utilizar sua profissão para ter benefícios pessoais.
O profissional não deve cometer ou contribuir para que se cometam injustiças contra colegas, não o prejudicando, como também não deve criticar de maneira desleal o trabalho de um colega.
O engenheiro não deve praticar atos que possam prejudicar outros profissionais, não deve pegar ideias e planos de outro profissional sem a devida autorização, não deve aceitar emprego com menores salários. Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam competição por serviços