Quantitativos e qualitativos
Qualitativos e quantitativos são conjuntos de regras num determinado contexto para que se obtenham dados que possam auxiliar na compreensão do fenômeno a ser estudado. Para que o método pesquisado tenha seu emprego adequado é necessário que ele corresponda a uma investigação chegando assim à um objetivo. As importantes dessas análises são que na análise quantitativa o que importa são os números, enquanto a qualitativa esta mais interessada nos temas, nos interesses da população, nas novidades. As pesquisas por métodos quantitativos estão bem relacionados na sociedade, pois, valorizam os estudos como base exata, previamente estabelecida. O método qualitativo, que trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes, e opiniões.
Flick, Von Kardorff e Steinke (2000) página 202, alegam que as pesquisas qualitativas apresentam quatro bases teóricas: a) a realidade emocional é vista como construção e atribuição social de significados; b) a ênfase no caráter processual e na reflexão; c) as condições “objetivas” de vida tornam-se relevantes por meio de significados subjetivos; d) o caráter comunicativo da realidade social permite que o refazer do processo de construção das habilidades sociais torne-se ponto de partida da pesquisa.
O método quantitativo auxiliará na tomada de decisões diante de uma incerteza. Segundo Rowntree, (1991, p 186), ela nos permite reconhecer e avaliar erros envolvidos em quantificar nossa experiência, principalmente ao generalizar a partir do que é conhecido sobre um grupo pequeno (uma amostra) para um grupo maior (a população). As pesquisas quantitativas valem de amostras e pelo tamanho das mesmas representativas do